E esse calor em BH, hein? Ele é um grande adversário para quem pratica corrida, por isso pedindo ao treinador Marcelo Mayer da Guana Trainer dicas para você ter um bom desempenho nos seus treinos mesmo na época de calor. Olha só, as dicas do Marcelo:

Tempo: o atleta pode se aclimatar e sofrer menos ou mais dias, depende de cada indivíduo. A umidade relativa do ar também tem uma interferência importante; se elevada em combinação com o calor, a dificuldade para a termorregulação é aumentada. Adaptações no treino devem ser feitas para evitar uma sobrecarga extra e maléfica ao organismo. Evite treinar nas horas mais quentes do dia, próximo às 12h.

Hidratação: em intervalos de tempo de treino sem pausa para beber água menores (se em um dia com temperaturas amenas você ingere 200ml a cada 20 minutos de atividade, por exemplo, em dias quentes programe para aumentar a ingestão de água durante o treino para 200ml a cada 15 minutos. Produtos isotônicos, como o Gatorade, contém sais minerais como sódio e potássio que otimizam a absorção da água pelas células do corpo humano. Após o treino o atleta é recomendável consumir mais um copo para sua melhor recuperação.

Sol e sombra: dê preferência para treinar em pistas com sombra, até mesmo uma esteira se tiver em casa ou academia. Jogar água no corpo durante a corrida refresca, mas não deve ser jogada nos pés pois pode provocar bolhas. Boné ou viseira são bons acessórios para tampar o incômodo do sol diretamente no olho – ou óculos de sol. Usar protetor solar é fundamental para proteger sua pele.

Roupas: roupas leves e não muito justas são mais confortáveis e as claras refletem os raios solares que esquentam; tecidos com tecnologia que retém menos calor como da linha running da Asics, dos uniformes da Guana.

Chuva: no verão ou em épocas de muito calor, pode chover…como aconteceu ontem aqui em BH. Mas não deixe de treinar por causa da chuva! No caso da Guana Trainer, são feitas alterações, por segurança, na planilha da corrida: evita-se treinos de velocidade (tiros) pois o piso pode estar escorregadio e com poças d’água. Evite também subidas e terrenos. Outra dica é levar uma camisa extra para trocar assim que terminar o treino, se possível toalha para secar. Ao chegar em casa, tome um banho e coloque roupas secas.

Atenção aos sinais do corpo, correr no calor exige cuidados, não exagere e se sentiu náuseas, dor de cabeça, enjôos ou pressão alterada, interrompa imediatamente o treino, procure sombra e faça repouso.

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