O Grupo Galpão estreia no dia 30 de maio, quinta-feira, o espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, do autor italiano Luigi Pirandello. A 21ª montagem da companhia celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

grupo galpao

A temporada de estreia em Belo Horizonte acontece na Praça do Papa, de 30 de maio a 2 de junho, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Depois segue para o Parque Ecológico da Pampulha, nos dias 8 e 9 de junho, sábado e domingo, às 18h.

O acesso é gratuito!
Classificação indicativa: livre.

Mais informações: http://bit.ly/13IUFPS

5 Respostas para “Grupo Galpão estreia “Os Gigantes da Montanha” em BH”

  1. Tia Daniele

    OS GIGANTES ADORMECIDOS
    Critica Espetáculo

    Estreou, na Praça do Papa, o novo espetáculo do Grupo Galpão “Os Gigantes da Montanha”. Com texto de Luigi Pirandello e direção de Gabriel Villela, o grupo volta mais uma vez ao trabalho do teatro de rua, lugar onde abrilhantou olhos curiosos e consagrou sua carreira. A montagem trás figurinos ricos em detalhes e significados e um cenário primoroso que coloria a noite belorizontina, contudo, mesmo com todos esses elementos, nossos gigantes do teatro não conseguiu trazer de volta a magia cênica que se viu em montagens como Romeu e Julieta, Um Molière Imaginário e Rua da Amargura.

    A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Tudo começa muito bem com um coral de vozes unissom que anuncia uma noite de grandes emoções, mas, infelizmente, o que se vê posteriormente são interpretações perdidas e um desenrolar de cenas enfadonhas e desconexas, muito aquém do já realizado em peças anteriores pelos nossos gigantes do teatro mineiro, transformando a encenação de Os Gigantes da Montanha em uma sequência de interpretações monocórdias e repetidas.

    Desde o espetáculo Eclipse, o Grupo tem optado em trabalhar uma linguagem não linear em busca de um surrealismo lírico, contudo, o que se nota em Os Gigantes da Montanha é uma total despreocupação da encenação com que o texto chegue ao público. Isso talvez justifique os rumores de espectadores ao redor sobre não estar entendendo onde a peça queria chegar, ou até mesmo seja um dos motivos pelo qual dezenas de pessoas abandonaram a Praça do Papa no decorrer do espetáculo, possivelmente saudosos da brasa que ardia em encenações que outrora ocorreram naquele mesmo lugar, mas também uma enunciação clara de que não embarcaram na proposta.

    A musicalidade, sempre presente no histórico da trupe se apresenta como elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua, contudo se por um lado conseguem encantar o público cantando em conjunto, seus números solos vão bem na contramão dessa via sonora. Rodolfo Vaz que desempenhou papéis brilhantes fora do Galpão, como em “O Amor e Outros Estranhos Rumores” e “Antes do Silêncio”, não consegue repetir a maestria em “Os Gigantes da Montanha”. E nem mesmo a boa execução na cena do enforcado consegue apagar o estrago sonoro causado após cantar sua música solo. O mesmo não acontece com o solo de Regina Souza ao interpretar Madalena – que traz a cena um dos momentos auges do espetáculo –, e no solo de Eduardo Moreira, que mesmo tendo um coral de vozes femininas ao fundo canta com suavidade.

    Tarimbada, Inês Peixoto interpreta a condessa Ilse, personagem central da fábula, e mostra em cena toda sua experiência do teatro de rua no que se refere a interação com a plateia, contudo, não consegue fugir dos marcantes estereótipos vocais e gritos histéricos, que já vem lhe acompanhando em montagens como em seu recente trabalho no espetáculo “Till”. Não obtante, essa não é uma característica notada apenas na interpretação de Peixoto, mas também na de vários outros atores, como é notório em Antonio Edson que pega emprestado de seu Tio Vânia várias das entonações utilizadas em seu personagem Cromo, tornando a encenação apenas mais um monte do mesmo.

    Apesar desses atropelos, Os Gigantes da Montanha possui muitos méritos visuais como o deslumbrante cenário feito de madeira de demolição ou mesmo seus figurinos recortados por tecidos trazidos da Ásia, do Peru e de outros cantos do Brasil, que exemplificam o cuidado e os investimentos com a produção do espetáculo. Porém, nem todos esses artifícios foram suficiente para acordar nossos gigantes que pareciam adormecidos nessa noite de 30 maio, mas mesmo assim conseguiu prender até o final grande parte do seu público fiel. Ao meu lado duas espectadoras perguntaram: “Qual o nome desse espetáculo?” Isso nos leva a refletir sobre a responsabilidade da trupe em carregar uma marca tão forte, pois talvez o Grupo Galpão não seja o sabor da nova geração, mas certamente traz consigo um sinônimo de qualidade artística, que arrasta multidões e, por todo esse histórico, merecem nossos aplausos.

    Tia Daniele

  2. Kleber

    Ei Tia Dani! Critica interessante, mas desatenta, pois o ator Rodolfo Vaz não faz parte do elenco de “Gigantes da Montanha”. Bjos!

  3. Tia Daniele

    Muito bem lembrado Kleber.

    Retrato meu equívoco. O ator que faz a cena do enforcado e canta a música solo que me referi é o Julio Maciel.

    Minhas sinceras desculpas aos leitores e ao Rodolfo.

  4. RENATO

    “E nem mesmo a boa execução na cena do enforcado consegue apagar o estrago sonoro causado após cantar sua música solo. O mesmo não acontece com o solo de Regina Souza ao interpretar Madalena” – Será devido à mesma ser uma cantora profissional? Por favor, tenhamos mais cuidado nas criticas.

  5. Tia Daniele

    Olá, Renato!

    O Grupo Galpão a muitos anos desenvolve trabalhos vocais e de musicalidade com os melhores e mais gabaritados profissionais mineiros como Babaya e Ernani Maleta. E mesmo com todos esse time e com anos de trabalhos musicais (já que essa é também uma marca do Grupo) pode ser que Julio Maciel não tenha se transformado em um cantor profissional, mas o mínimo que se espera é que ele seja um ator que cante (que como deve saber são coisas distintas). E no que se refere ao desempenho de um ator que canta (que é o que se trata a crítica) Julio Maciel, apesar de todo seu talento como ator, realiza em seu solo um estrago sonoro.

    Espero ter clareado a questão e agradeço pela sua contribuição. Afinal, a arte também é feita de discussão.

    Abraço,

    Tia Daniele

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