crepe_1

Há uns dias participei de uma noite de crepes na casa de uma amiga e achei a ideia sensacional. Cada convidado levava um ingrediente previamente escolhido. E assim, a cada rodada um de nós era o responsável por preparar crepes nos mais diversos sabores e formas.

A massa que é super fácil de fazer e não tem mistérios fica na responsabilidade do anfitrião da noite. O que facilita bastante a movimentação na cozinha.

A noite que já prometia ser ótima, por ser uma reunião de amigos, ficou inusitada pelas combinações de sabores, na sua maioria certeira, ou pelos deslizes gastronômicos.

Veja que simples é uma massa de crepe:

Ingredientes:

3 ovos

1 copo de farinha de trigo

1 copo de leite

1 colher (sobremesa) manteiga

Sal a gosto

(para a massa doce: substitua o sal por açúcar e um pouco de canela).

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça os crepes em uma frigideira untada de azeite. Muito importante: não coloque muito azeite na frigideira, o certo é umedecer um papel toalha no azeite e passá-lo na frigideira.

crepe_2

Montagem – algumas dicas

 - Se você quiser montá-lo na forma retangular, deixe a massa um pouco mais grossa. Assim que estiver cozida em ambos o lados, coloque o recheio no meio, faça as dobraduras e termine a cocção.

- Para as formas em triângulos, a massa tem que ser fininha e pode ser feita previamente. Depois que colocar o recheio, feche no formato e volte à frigideira para esquentar e/ou derreter algum ingrediente escolhido.

- A forma de cilindro é ideal para ir ao forno.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia.

Uma Resposta para “Gastrô: Uma rodada de crepe para a galera!”

  1. Rita

    Não sou a maior fã dos crepes. Mas essa receitinha está tentadora! Vamos testar!!!

Deixar uma Resposta