azeite_1

Não é novidade alguma os benefícios do azeite para a saúde. Substituir sempre que possível o óleo ou a manteiga pelo azeite além de ser muito mais saboroso ajuda na redução de colesterol no organismo, risco de infarto, AVC e também na prevenção de oxidações biológicas que causam o envelhecimento, doenças degenerativas, câncer, entre outros.

Para deixar o azeite ainda mais em evidência em sua cozinha, nada melhor que aromatizá-lo. Aí entra em cena a alquimia gastronômica para criarem diversas outras sensações à partir da junção do azeite e de outros condimentos.

Entre as misturas mais conhecidas incluem manjericão, alecrim, azeitonas pretas, cascas de limão siciliano, alho, gengibre, pimentas, canela, cardamomo. Cada um com seus sabores e aromas únicos.

Existem dois métodos para produzirmos os azeites aromatizados. A infusão à frio e a quente. Sendo que a infusão à quente é a mais recomendável pela sua durabilidade e a não inclusão de impurezas.

1 – Infusão “à frio”:
Consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite. Este é o método que pode haver o maior risco de contaminação, então, lave bem os ingredientes, se possível use ingredientes desidratados ou preservados. São até decorativos, mas devem ser conservados em geladeira e consumidos em três semanas no máximo.
Um exemplo clássico de azeite aromatizado a frio é o Molho Pesto, divida em porções pequenas e conserve no congelador, evitando contaminação e que o molho fique azedo. Sempre que se compra manjericão, se usa um pouco das folhas e o resto fica na gaveta de geladeira murchando e estragando, para aproveitar o maço inteiro de manjericão faça o pesto e guarde.

2 – Infusão “à quente”
Levar o ingrediente aromático ao fogo juntamente com o azeite até o ponto de levantar a fervura. Retirar do fogo, deixar esfriar e coar com um chinois. Este método apresenta algumas vantagens em relação ao processo “à frio”,  é mais seguro pois evita contaminação pelo meio úmido, os ingredientes não ficam em contato permanente com o azeite, o efeito é imediato. Porém não são todos os ingredientes que podem passar por este processo, sendo indicados, por exemplo: alecrim, pimentas, alho, tomilho, estragão, sozinhos ou combinações dos mesmos.

azeite_2Abuse e use azeites aromatizados

Azeite com Ervas

Ingredientes

30 g de salsinha
10 g de sálvia
10 g de tomilho fresco
10 g de orégano
15 g de alecrim
500 ml de azeite

Modo de Preparo
Separe as folhas dos talos. Pique todas as folhas e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 graus por duas horas no fogo baixo e em banho-maria. Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira para eliminar impurezas. Guarde em frascos que foram fervidos em água quente por no mínimo 10 minutos.

Azeite aromatizado com alho

Ingredientes

250 g de alho
500 ml azeite de oliva

Modo de Preparo

Retire a casca do alho: aqueça uma panela com água e deixe-o imerso por cerca de 5 minutos.
Dispense a água e descasque-o. Bata no liquidificador com o óleo ou com o azeite. Guarde na geladeira.

Azeite aromatizado com limão siciliano

Ingredientes

2 ou 3 limões silicianos
250 ml azeite de oliva

Modo de Preparo

Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador. Acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por  duas horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até uma semana.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com

Deixar uma Resposta