02

A culinária tailandesa é uma viagem pela mistura de ingredientes, texturas, sabores e aromas. A sua grande característica é apresentar em um mesmo prato uma combinação de doce, apimentado, amargo e salgado. Além, claro, da explosão de cheiros e cores, o que faz dos pratos desse país, serem tão saborosos e tentadores.

Por ficar entre os caminhos que ligam a Índia, a China e a Oceania Asiática, a cozinha tailandesa incorporou muitos ingredientes e adaptou muitas técnicas usadas nesses lugares, isso sem falar na influência dos viajantes e comerciantes do Oriente Médio e do sul da Europa que passaram por suas terras e levaram seus temperos.

A comida tailandesa pode ser muito picante. Alho e vários tipos de pimentas são usados em abundância. Quase todas as comidas são feitas com ingredientes frescos, principalmente as ervas. Alguns dos ingredientes mais usados, depois do alho e das pimentas, são: suco de limão, capim-limão e coentro. Esses ingredientes são responsáveis pelo sabor característico da comida tailandesa. Ainda são usados o caldo de peixe, feito com anchova, pasta de camarão, gengibre e leite de coco. O acompanhamento indispensável para qualquer prato tailandês é o arroz. Tanto que dizer “comer” em tailandês quer dizer “comer arroz”. Sendo o mais conhecido, o arroz de jasmim que além de leve possui um aroma suave.

A Índia colaborou com o desenvolvimento dos curries, que na Tailândia criaram um modo particular de ser preparados. Ao invés de um pó com base em cúrcuma, os tailandeses usam uma pasta, com base em pimenta fresca moída com diversas especiarias. Aliás, a pimenta, levada pelos portugueses, encontrou um casamento ideal com os condimentos frescos como o capim limão, o galangal, o gengibre, o tamarindo, o coentro, o limão, a lima kafir, entre outros. É essa combinação que faz o curry tailandês intenso, único. O ghee, a manteiga clarificada que é tanto usada pelos indianos, foi substituída pela gordura de coco ou de palmeira e o leite e seus derivados pelo leite de coco.

Os ingredientes mais usados: açafrão da terra, açúcar de palma, alho, berinjela tailandesa, broto de feijão, caldo de ostra, caldo de peixe tailandês, carne de porco assada com molho barbecue, camarão seco, capim-limão, cebolinha, chalota, coentro, cogumelos, cominho, creme de coco, folhas de limão asiático, galanga, gengibre, leite de coco, lichia, limão asiático, mamão verde, manjericão tailandês, manga verde, molho de soja tailandês, noodles, pimenta vermelha, pimenta rosa (os grãos), pimenta verde (os grãos), repolho chinês, tamarindo e tofu. As frutas principais são: abacaxi, banana, carambola, durião, fruta do conde, goiaba, jaca, jambo, langsat, longan, manga, mangosteen, pomelo, rambutan, sapoti e tangerina.

Uma característica tailandesa é que os almoços são mais simples e o jantar assumi o posto de refeição principal. É nele que os pratos são mais elaborados e completos, com arroz, sopa, peixe, frutos do mar ou frango em suas combinações com saladas, ervas, molhos e frutas.

01


O cheiro que toma conta da casa – Frango picante com abacaxi finalizado com leite de coco

Em bons supermercados podemos encontrar alguns ingredientes típicos tailandeses para preparar alguns pratos, como o curry vermelho e namplá, um óleo extraído do cozimento de peixes e vegetais, que serve como sal nos pratos. Porém, não se desespere… é possível fazer um bom prato que remeta à Tailândia com ingredientes mais fáceis de se achar. Foi o que fiz para elaborar esse prato.

Vamos lá?
Ingredientes
4 peitos de frango picados em cubos
1 abacaxi picado em cubos (reserve a casca para enfeitar o prato)
1 vidro de leite de coco
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
Caldo de frango
Condimentos (aqui a quantidade dependerá do seu paladar – mais picante, mais doce…)
Curry (para essa receita eu usei 1 ½ colher de sobremesa rasa)
3 pimentas dedo de moça picadinha com sementes
1 generoso pedaço de gengibre bem picadinho
3 alhos picados
1 pimenta malagueta
1 colher de açúcar mascavo.

Modo de Preparo
Em uma panela wok (é a ideal, caso não tenha, substitua por outra da sua cozinha), esquente rapidamente o azeite e coloque as pimentas, o gengibre, alho, curry e o açúcar. Deixe dourar por um tempo. Em seguida coloque os cubos de frango temperados somente com um pouco de sal (pois o prato já possui bastantes condimentos). Assim que o frango dourar bem e incorporar os temperos é hora de colocar o caldo. Deixe cozinhando por alguns minutos e misture o abacaxi picado e os pimentões. Deixe o caldo engrossar e misture o leite de coco e deixe por mais alguns minutos. Acerte o sal, caso necessário.
Servir acompanhado de arroz de jasmim (Para fazer o arroz de jasmim use o mínimo de sal possível). O ideal é fazê-lo sem tempero algum. No meu caso coloquei flor de sal que acentua o sabor do próprio arroz.

Para decorar abuse das flores e suas cores. Use a casca do abacaxi para servir o frango.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com

Deixar uma Resposta