utensilios_2

Não é novidade para ninguém que a arte gastronômica vem conquistando uma legião de curiosos interessados em conhecer, aprender e arrasarem nas cozinhas. O fato é que tanto homens quanto mulheres estão colocando a mão na massa seja no dia a dia ou para receber amigos e familiares.

O universo dos utensílios domésticos está pipocando em todos os lugares. Novidades surgem a todo o momento, e é bom tomarmos cuidado para não ficarmos comprando gato por lebre, ou utensílios que não terão a menor utilidade na sua cozinha.

Pensando nisso selecionei alguns itens básicos que ajudarão, e muito, no preparo dos mais diversos pratos. É o kit básico para começar a montar uma cozinha e que sempre serão bem utilizados. Espero que gostem!

Faca de Chef – É muito importante a escolha de uma boa faca, pois esse utensílio servirá para realizar diversos cortes de carnes, legumes e outros ingredientes. Além da faca de chef, um bom conjunto de outros tipos de faca é essencial.

Descascador de legumes – Um acessório barato, muito útil e disponível no mercado em vários formatos e materiais. Além de evitar desperdícios, poupa tempo e é ideal para descascar legumes e frutas. Dê preferência aos de inox.

Tábua de corte – É o local ideal para cortes carnes, legumes e outros alimentos. Algumas pessoas usam pratos como substituto, o que pode ser perigoso, pois escorrega. A tábua oferece segurança e, depois do uso, deve ser bem higienizada para evitar a proliferação de bactérias. Não é recomendável o uso de tábuas de madeira. Se possível separe uma tábua somente para as carnes e outra para os demais ingredientes.

Espátulas de silicone – É uma boa opção para raspar recipientes e indicada para panelas e frigideiras com teflon, pois sua textura macia não arranha a superfície.

Multi mixe – Excelente para fazer cremes e pastas, pode ser utilizado diretamente na panela quente. Ele e prático, pequeno, portátil e fácil de limpar.

Grill – É o ideal para grelhar carnes de forma saudável e com pouca gordura. Além disso, o aparelho pode ser utilizado para preparar legumes, frutas e até mesmo dourar pães.

Multiprocessador – Composto de várias peças pode ser bastante prático para auxiliar na preparação dos pratos, pois permite diversos tipos de cortes, além de possibilidades de bater massas e purês, preparação de sucos naturais, entre outros.

Batedeira planetária – Ideal para quem gosta de fazer bolos, suflês, pães e pizzas. Permite bates massas leves e pesadas com agilidade.

Panela Wok – Diretamente da cozinha oriental, essa panela é como uma frigideira, porém mais profunda. Use-a para fazer risotos e fritas carnes. Prefira as opções com teflon.

Copo medidor – Fácil de encontrar, barato e útil. Na sua superfície estão impressas medidas em gramas, xícaras e mililitros separados por tipo de alimento.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com

 

Deixar uma Resposta