tiramisu
O Tiramisù é o doce italiano mais famoso, e como todo grande prato mundial tem sua origem coberta de curiosas histórias. O doce foi inventado na região da Toscana, e compreende um pavê com creme de mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas.

Uma das versões sobre a sua origem conta que o tiramisù foi criado para homenagear o Granduque de Florença e tinha o nome de “Zuppa del Duca”, e era feito com ovos, leite e vinho marsala, por isso era chamado também de sopa inglesa. Segundo alguns historiadores, o doce tinha como objetivo produzir um descendente para a família devido o seu efeito afrodisíaco.

Ao doce foi acrescentou-se o café e o chocolate que são estimulantes naturais, e por causa dessa combinação, o pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos. Depois disso, a popularização do tiramisù em toda a Itália foi questão de tempo.

O principal ingrediente do tiramisù é o creme de mascarpone. Trata-se de um queijo italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado e bastante cremoso. Sua origem vem da região da Lombardia, ao norte da Itália, área agriculta e leiteira.

Receita de Tiramisù
Ingredientes
500 grs de queijo mascarpone
6 gemas de ovos
100 grs de açúcar
2 claras batidas em neve
200 ml de café forte (puro)
100 ml de vinho marsala
250 grs de biscoito champagne
30 gr de cacau em pó

Modo de preparo
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme branco. Misturá-lo ao vinho marsala. Incorporar delicadamente o queijo mascarpone. Ao final acrescente as claras em neve misturando lenta e delicadamente.

Montagem
Molhar os biscoitos no café e colocar uma primeira camada deles em um refratário. Em seguida cobrir os biscoitos com uma camada do creme de mascarpone. Repetir o processo e terminá-lo com o creme. Levar para gelar por seis horas. Antes de servir, polvilhe com cacau em pó.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com

Deixar uma Resposta