Ontem a noite eu estava assistindo novamente o filme “Polaroides Urbanas”, do Miguel Falabella, um filme que a princípio parece bobinho, mas tem uma mensagem muito interessante por trás de toda comédia.
Sempre gostei dos textos do Miguel, porque ele consegue retratar alguns dramas de forma leve e lúdica. E tem uma passagem nesse filme, uma frase em particular, que sempre me toca muito: Uma cena em uma lanchonete, onde uma senhora oferece um sonho a uma adolescente que estava passando por diversas crises.
A frase simples, mas tocante é: “Você quer um sonho? Um sonho não se nega a ninguém”. Essa frase tornou-se tão importante para mim, e acredito que também cause o mesmo efeito em outras pessoas que a ouve ou lê.
Partindo dessa inspiração, que tal fabricarmos nossos próprios sonhos e adoçar um pouco a vida de quem a gente ama? Vai um sonho aí?
SONHO CREMOSO
Ingredientes
Recheio:
1 lata de leite moça
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
01 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão
Massa:
2 tabletes de fermento para pão (30g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de manteiga
2 gemas
1 pitada de sal
6 a 7 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar misturado com 2 colheres (sopa) de canela em pó para polvilhar
Óleo para fritar
MODO DE PREPARO
Recheio:
Numa panela misture bem o leite moça, as gemas e a manteiga.
Leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos, até obter uma consistência cremosa.
Retire do fogo e junte a essência de baunilha e o suco de limão
Massa:
Dissolva o fermento e o açúcar no leite
Junte todos os ingredientes, menos a farinha e misture bem juntando a farinha aos poucos até obter uma massa que solte das mãos. Forme bolinhas de tamanho médio e deixe descansarem num tabuleiro ou mármore polvilhado com farinha Cubra com um pano limpo e deixe dobrarem de volume. Frite os sonhos em fogo brando, em óleo não muito quente, dourando uniformemente. Deixe escorrendo em papel absorvente.
Depois de esfriarem um pouco, corte cada sonho ao meio sem dividi-los totalmente, recheie com o creme e polvilhe com a mistura de açúcar e canela em pó.
Convite
Pessoal, participarei do projeto Amigos de Quinta, do Restaurante Trindade. Será nesta quinta-feira (17.10), a partir das 20h. Estão todos convidados!
Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com
Uma Resposta para “Gastrô: Quer um sonho?”
Rita Lopes
Mas deve ser muito difícil achar o ponto certo do sonho. Tal como na vida… Rsrsrsr…. Ainda fico com os da padaria, porque essa proeza fica com vocês, chefs maravilhosos! Parabéns!