O tender é um dos pratos mais tradicionais do Natal. Nessa receita sugerimos para acompanhamento um chutney de abacaxi que pode ser regado ao final do preparo do tender, ou servir à parte, e figos caramelizados.
tender

Ingredientes
1 tender (aproximadamente 1,5kg)
250ml de vinho branco seco
½ colher (chá) de cada: pimenta-do-reino, alecrim e tomilho frescos
1 Abacaxi (cortado em cubos)
1 xícara de açúcar
Pimenta dedo-de-moça
Figos

Modo de preparo:
Marine o tender por 1 hora na geladeira com o vinho branco seco e as ervas finas. Envolva em um papel laminado(junto com a marinada) e coloque em uma assadeira. Leve ao forno com fogo baixo e asse por cerca de duas horas. Remova o papel laminado e asse por mais 5 minutos besuntado em manteiga sem sal em fogo alto.

Para o chutney, corte o abacaxi em cubos, coloque para ferver em fogo baixo com 1 xícara de açúcar e 1 punhado de pimenta dedo-de-moça. Deixe a calda ficar bem clara. Sugerimos colocar uma colher de garam masala, um mix de especiarias moídas tradicional da Índia.
Para fazer o figo assado, corte-o em 4 pedaços. Coloque para assar em fogo baixo com uma xícara de chá de açúcar por cima, até ficar dourado ou com cor de caramelo.

Para servir você tem a opção de colocar cada prato separadamente. Porém, se quiser regue o chutney de abacaxi por cima do tender e os figos em volta dele.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Quer acompanhar todas as dicas do Pierre? Acesse a fanpage dele!

Uma Resposta para “Gastrô de Natal: Tender com chutney de abacaxi e figo caramelizado”

  1. Laína Laine

    Que delicia!!!

    Visitem meu Blog e fique por dentro de tudo o que rola no mundo Fashion!
    http://www.dropsdasdez.com.br

Deixar uma Resposta