Como o Natal está batendo na porta, que tal fazermos uma série de receitas para as festividades? A primeira são as tradicionais rabanadas, mas com algumas mudanças para deixá-las ainda mais desejáveis.

rabanada_vinhodoporto

Para a rabanada:

Ingredientes
1 pão de boa qualidade próprio para rabanada
4 xícaras de leite integral
4 colheres de sopa de açúcar
4 ovos
1 tablete de manteiga sem sal

Modo de preparo
Retire as pontas do pão. Corte-o em fatias de aproximadamente 2,5cm, levemente na diagonal. Misture o açúcar ao leite morno. Bata os ovos, misturando bem a clara e a gema. Pegue uma fatia de pão, mergulhe no leite com açúcar e depois nos ovos (dos dois lados do pão). Depois de mergulhar o pão no leite, pressione-o levemente com as mãos, assim você evita que a rabanada fique gordurosa. Derreta a manteiga em uma frigideira, baixe o fogo e frite a rabanada dos dois lados, dourando-a levemente. Somente coloque a rabanada para fritar quando aparecer a espuma da manteiga na frigideira, já em fogo baixo.

Para a calda de vinho do Porto com frutas secas:

Ingredientes
40g de nozes
40g de amêndoas
40g de avelãs
40g de figo seco
40g de passas brancas
300ml de vinho do Porto
200ml de mel

Modo de preparo:

Pique as nozes em quatro, as amêndoas em duas e os figos em seis. Coloque em uma panela as nozes, as amêndoas, as avelãs, o figo seco e as passas brancas. Leve ao fogo junto com o vinho do porto e o mel. Antes de juntar o vinho do Porto às frutas na panela, doure-as levemente. Deixe reduzir um pouco. Sirva quente.

 

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Contato: pierremenezes@gmail.com

 

Deixar uma Resposta