Granita é uma sobremesa semicongelada preparada com açúcar, água e frutas, oriunda da Sicília, Itália. Nesse verão 2014 é uma ótima dica de sobremesa refrescante e fácil de preparar. Separei duas receitas de granitas: morango e limão siciliano. Sendo que a de limão pode ser servida também junto com uma salada de folhas, parma e raspas de parmesão.

granita_limao

Granita de limão siciliano
Ingredientes
1 litro de água
1 xícara de açúcar
Suco de 4 limões sicilianos
(raspas da casca) de 2 limões sicilianos

Modo de Fazer
Faça raspas bem finas com as cascas dos limões e reserve. Esprema os limões até obter 2/3 xícara de suco. Numa panela, em fogo baixo, aqueça a água com o açúcar. Deixe ferver e, mexendo sempre, cozinhe por dois minutos. Adicione o suco de limão e as raspas. Desligue, tampe e deixe esfriar. Despeje a mistura em um refratário e leve ao freezer. Depois de uma hora, tire do freezer e, com um garfo, raspe até que fique com consistência de neve (flocos pequenos). Volte ao freezer por cerca de cinco horas. Na hora de servir, raspe um pouco mais com o garfo e sirva.

granita_morango
Granita de morango
Ingredientes
3 xícaras (chá) de morangos picados
(420g) 1 xícara (chá) de açúcar Refinado
(160g) ½ xícara (chá) de água
(100ml) ½ xícara (chá) de vinho branco (100ml)

Modo de Fazer
No liquidificador, bata os morangos com a água, passe pela peneira e descarte as sementes. Leve ao fogo brando o suco obtido com o açúcar, mexendo sempre, até que o açúcar esteja dissolvido. Fora do fogo, adicione o vinho. Reserve no freezer e, quando estiver quase congelado, raspe com um garfo para formar cristais de gelo. Repita a operação por mais duas vezes para que os cristais fiquem finos.

Dica: sirva as granitas em taças previamente resfriadas.

 

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Quer acompanhar todas as dicas do Pierre? Acesse a fanpage dele!

Deixar uma Resposta