burrata_apresentacao

Original da região de Puglia, na Itália, a burrata é um tipo de queijo, considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga – seu nome, inclusive, é derivado da palavra burro, que significa manteiga em italiano.

A burrata está cada vez mais ganhando destaque entre os pratos e restaurantes brasileiros. A iguaria leva 40% de mussarela de búfala, 40% de mussarela convencional e 20% de creme de leite. É um queijo muito cremoso, ótimo para servir como antepasto.

A burrata combina com vegetais frios, como berinjela e abobrinha, pães em geral, como o italiano e principalmente a ciabatta, e torradas.Além de cair super bem em saladas.

Encontramos a burrata em bons supermercados com produtos importados ou em casas do gênero. Abaixo uma receitinha simples, tradicional e que pode ser um ótimo começo de noite entre amigos.

burrta_receita

Burrata com tomate seco, rúcula e manjericão

Ingredientes:
1 burrata
10g de rúcula
10g de tomate seco
40g de presunto de Parma em fatias
2g de orégano
3g de manjericão
Azeite extravirgem a gosto

(se preferir pode o manjericão por um molho pesto)

Montagem:
Arrume a burrata no centro do prato. Em volta, acrescente, em camadas, a rúcula, o tomate seco, o presunto de Parma, o orégano e o manjericão. Por cima, jogue o azeite. Sirva com uma cesta de pães italianos e torradas.

 

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Quer acompanhar todas as dicas do Pierre? Acesse a fanpage dele!

Deixar uma Resposta