Daqui uns dias começa o carnaval, e são aqueles quatro dias que não podemos perder muito tempo em casa não, afinal a rua é um convite às fantasias. Mas, saco furado não para em pé. Pensando assim, nada melhor que refeições rápidas e gostosas porque atrás do trio elétrico só não vai que não comeu.

Pra começar o dia nada melhor que um café bem reforçado e, uma salada de fruta, é a pedida perfeita. Escolha as frutas que você mais gosta e faça a festa.  Bom a partir daí já não existe o almoço ou jantar porque BH estará pipocando de blocos, cada uma melhor que o outro. Sendo assim, minhas sugestões são.

Salada de folhas e nozes

salada-receita-verao

Pessoal não tem mistério nessa salada. Separe folhas de alface roxa, crespa, lisa, rúcula e agrião. Misture a elas: pedaços de presunto parma, queijo brie e nozes. As proporções serão as suas. Para dar um sabor mais apurado regue a salada com vinagre balsâmico ou molho shoyo.

Massa com o que tiver na geladeira!

Uma massa é o prato ideal para repor as energias de um dia de carnaval. E não precisa de muito não.  Que tal uma massa margueritta? Escolha o seu tipo de massa preferido: fettuccine, talharim, spaguetinho, etc… O tempo de cozimento é all dente. Mistura à massa tomatinhos cereja picados, manjericão, azeite e muito parmesão ralado. Acerte o sal e se gostar um pouco de pimenta calabresa desidratada cai muito bem.

fettuccine-com-cogumelos-receita

Se você tiver um tempinho a mais ou, se achou um amor de carnaval e que impressioná-lo, que tal uma massa aos três cogumelos?  E sem mistério! Mais uma vez escolha a massa de sua preferência (para essa em especial, o fettuccine cai melhor). Para duas pessoas o bom é 80grs de massa para cada, ou se a fome estiver gritando, chegue às 100grs. Tempo de cozimento também all dente.  Enquanto a água da massa está esquentando, separe cogumelos de paris, shimeji e shitake. Retire o caule de todos e pique-os em laminas finas. Jogue os cogumelos em uma frigideira com azeite quente até soltarem toda a água. Acrescente tomilho fresco, um pouco de molho shoyo e deixe cozinhando por mais um pouco. Desligue e acrescente creme de leite fresco e acerte o sal, e ou outros temperos de sua preferência. Misture a massa ao creme, raspe por cima laminas de parmesão e sirva.

Pierre Menezes é chef de cozinha, jornalista e todas as terças está no Ameixa falando de Gastronomia. Quer acompanhar todas as dicas do Pierre? Acesse a fanpage dele!

 

Deixar uma Resposta