mecha-da-alegria-bh

Novos diagnósticos de câncer são feitos diariamente em todo o país em homens e mulheres de todas as idades. Além de terem que lidar com a doença, os pacientes precisam enfrentar os efeitos colaterais do tratamento. Entre eles está a queda dos cabelos. Esse é um dos efeitos mais temidos, principalmente pelas mulheres, que tem o cabelo como símbolo de feminilidade.

A perda dos cabelos , expõe socialmente o paciente e mexe com sua identidade, afetando o lado psicológico que é muito importante e faz a diferença no processo de cura. Foi evidenciado que mulheres com câncer que vivenciaram alopecia durante a quimioterapia, quando comparadas a mulheres com câncer que não vivenciaram esse efeito colateral, têm uma diminuição da autoestima e da qualidade de vida, além da alteração corporal.

O objetivo do projeto “Mecha da Alegria” é ajudar mulheres com poucos recursos a resgatar sua vaidade e recuperar sua autoestima, a partir do incentivo a doação de cabelos pela população que serão usados para a confecção de perucas.

 

Como doar?

- Todas as pessoas que possuem cabelo com um comprimento maior que 20 centímetros podem doar. Não há restrição em relação à cor ou tipo do cabelo. Cabelos com química e tintura são aceitos, apenas dreads que não.

- Avise ao profissional que fará o corte que quer cortar para doar e peça que ele separe com um elástico. Lembre-se que os fios cortados não podem tocar o chão. Pessoas de qualquer lugar do país podem doar. Os cabelos podem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos correios para os coordenadores responsáveis pelo projeto. Nesse caso, deve ser usado um saco plástico e os e os fios precisam estar secos.

- Você pode enviar sua doação pelo correio ou entregar pessoalmente, nos endereços:

Por correio:
Rua Ipuera, 385 – Novo Eldorado, Contagem – Minas Gerais.
CEP: 32341-240

Pessoalmente:
Associação Lar Teresa de Jesus
Avenida do Contorno 9.297 – Prado, Belo Horizonte – Minas Gerais 

 

Saiba mais!

www.facebook.com/MechadaAlegria

www.mechadaalegria.com

Deixar uma Resposta