Durante todo o mês de outubro aconteceu em 11 estabelecimentos de BH o primeiro concurso Cocktail Salinas, evento promovido pela tradicional marca de cachaça mineira. O objeto do concurso era a criação de drinks onde a cachaça fosse a grande estrela. E o resultado não poderia ter sido melhor: drinks originais e inusitados sempre com a preocupação de valorizar o produto nacional.

Além de promoverem a utilização da cachaça, o Cocktail Salinas tinha também outro objetivo: a valorização dos bartenders. Eles foram os responsáveis pela criação dos sensacionais drinks que tivemos a oportunidade de experimentar. Os bartenders tiveram carta branca para ousarem! E o que mais chamou nossa atenção é que todos partiram de suas memórias de infância, os produtos da região que foram criados para elaborarem suas artes. Sim, artes! O capricho, a história por trás de cada drink e sua apresentação são verdadeiras obras de arte.

Mineirinho Pé de Cana. Foto: Gustavo Andrade
Mineirinho Pé de Cana. Foto: Gustavo Andrade

Nossa primeira parada foi no Butchery BBQ & Drinks (Rua Gonçalves Dias, 1922), onde o bartender da casa, Charles Kbeça nos esperava com o Mineirinho Pé de Cana. O drink é composto pela cachaça Salinas, mel e limão siciliano, tudo muito bem dosado onde a cada momento sentíamos determinado sabor. Natural de Manhuaçu, Charles contou que a inspiração veio das festas do interior, onde tomar pinga com mel é super normal.

Obaik. Foto: Gustavo Andrade
Obaik. Foto: Gustavo Andrade

De lá partimos para o Alma Chef (Rua Curitiba, 2081), onde a curiosidade só aumentava pois iríamos provar um drink que leva quiabo e formiga! Pois bem, foi uma experiência de sensações. Criado pela bartender, Laís Esther, o Obaik, é um drink totalmente inspirado no cerrado brasileiro, desde os seus componentes até a sua cor remete a este cenário geográfico. O drink leva em sua composição a Salinas Cristalina, nêsperas, que é um tipo de ameixa conhecida do cerrado, physalis, outra fruta da região e notas de quiabo. Para acompanhar uma simpática formiga içá, um dos três tipos comestíveis encontrada no Brasil e um filete de quiabo caramelizado, que dá o toque ao drink. Para Laís, a intenção foi “criar um cocktail quente, como é o cerrado brasileiro e ao mesmo tempo refrescante. Seria um típico cocktail da roça”, define a criadora.

Rosemary. Foto:Gustavo Andrade
Rosemary. Foto:Gustavo Andrade

Nossa parada final foi no Olga (Rua Curitiba, 2.202) e o seu cocktail Rosemary, criado pela bartender Fabiana D’Alcântara. Mais um drink inspirado nas sensações e recordações de sua criadora. O drink utiliza a Salina Mix, xarope de mel de laranjeira, borrifação de café, cuja infusão foi a frio e, para dar um charme, ramos de alecrim tostados na hora. Especificamente neste drink houve uma supervalorização da cachaça onde os demais elementos que o compõe servem como notas finais para fechar o drink com chave de ouro. Para Fabiana, a intenção era justamente essa. “a cachaça Salinas tem que ser a grande estrela do cocktail, assim como no dry Martini ou no Manhattan, drinks mundialmente conhecidos. Sendo assim, todos os demais elementos ficam em segundo plano, mas sem perderem sua importância na degustação”, explica.

O resultado do concurso sairá no inicio de novembro e todos os drinks criados pelos estabelecimentos deverão permanecer em suas cartas de bebidas. A iniciativa da Salinas em valorizar a cachaça como um produto nacional por excelência destacando sua versatilidade possibilitou aos bartendes participantes criarem a partir desse sabor tão singular, cocktails fantásticos, não ficando atrás de nenhuma outra bebida, e sempre valorizando as culturas regionais brasileiras. “A cachaça é muito versátil e possibilita várias misturas, por isso, quanto mais os profissionais desse segmento trabalharem com tal matéria-prima, maiores serão as possibilidades de utilização e também de valorização do produto”, finaliza o premiado mixologista e jurado do concurso, Felipe Brasil.

Pierre Menezes é chef de cozinha e jornalista. Quer acompanhar todas as dicas do Pierre? Acesse: cozinhasocialclub.com

 

Deixar uma Resposta