ilovejazz

A dica imperdível para o final de semana é a 9a edição do Festival Internacional I Love Jazz, evento tradicional no calendário cultural da cidade.  Sábado (23) e domingo (24), sempre a partir das 15hs,  a  Praça do Papa volta a ser o palco de grandes atrações do Brasil e do exterior, com o melhor do ritmo que surgiu nos Estados Unidos no início do século passado.

Assim como em todas as edições, o objetivo do festival é mostrar ao público que o jazz é um estilo popular, dançante e que emociona sem que o ouvinte tenha necessariamente um conhecimento profundo. Ao contrário do que muitos acham não se trata de uma música de elite, mas sim algo criado para divertir a população das partes mais pobres de Nova Orleans daquela época.

be-hoppers

Aula de Lindy Hop com os BeHoppers

Durante os dois dias de festival, às 15:00h, o grupo de dança BeHoppers ensinará ao público os passos básicos do Lindy Hop. Qualquer pessoa poderá participar destas aulas. Basta chegar à Praça do Papa, de preferência usando calçados e roupas confortáveis. Uma ótima oportunidade para aprender a dançar este ritmo contagiante!

Programação 2017

Sabado 23/9

15h Aula de Lindy Hop com os BeHoppers

16h Pepe Ja Tirei a Vela

17:30h Tito Martino Jazz Band

19h Joseval Paes Big Band

20:30h Gunhild Carling

Domingo 24/9

15h Aula de Lindy Hop com os BeHoppers

16h Ricardo Baldacci Quartet

17:30h Taryn & The Art Deco Army

19h Happy Feet Big Band

20:30h Steve Pistorius Quartet

 

Sobre as atrações

Pepe Já Tirei a Vela –    Os Pepes, como são conhecidos formam uma banda que além da alegria contagiante apresentam  releituras dos clássicos do Blues, Swing e  Gipsy Jazz. As releituras e improvisos são a essência do quarteto de cordas formado por Raissa Uchoa, Thiago Rocha, Rogerio Sena  e Pablo Barcelos.

Tito Martino Jazz Band – O clarinetista paulistano Tito Martino e o pistonista e vocalista croata André Busic  são  pioneiros  do Jazz no Brasil, premiados em Festivais nos Estados Unidos e na Europa. Além de Tito e Busic, a banda conta com Alexandre Hage, piano; Cleber Guimarães, jazz-guitar e banjo; Beto Grangeia, contrabaixo; Billy Ponzio, bateria e washboard;

Joseval Paes Big Band – Completando 34 anos de carreira Joseval Paes integrou várias das principais orquestras de SP.  Apresenta arranjos originais das big bands de Count Basie, Thad Jones, Duke Ellington e Bennie Godman.

Gunhild Carling – A multi-instrumentista sueca Gunhild Carling é um dos nomes mais importantes do novo cenário do jazz mundial. Gunhild vem de uma família de jazzistas que há décadas fazem shows pelo mundo com grande sucesso.

Ricardo Baldacci Quartet – Neste último ano de 2017, Baldacci tem realizado um novo formato de show além de seu trio, em que se apresenta sozinho, recriando apenas com sua voz e a companheira guitarra acústica de 7 cordas, um instrumento pouco usual no jazz, o clima das gravações da fase áurea de Frank Sinatra nos anos 1950 e 1960 e adaptações das orquestras de Duke Ellington.

ilovejazz1Taryn & The Art Déco ArmyTaryn & The Art Déco Army é um projeto musical que nasceu através do convite do diretor Jayme Monjardim para Taryn participar da novela da TV Globo “Tempo de amar” ( Setembro 2017) interpretando canções dos anos 20 em cena , e em sua trilha sonora ( que será lançada pela gravadora Som Livre) já que a trama se passa nos anos 1927 , e a cantora e atriz destaca-se no cenário musical pela sua carreira dedicada há mais de 2 décadas à pesquisa e resgate do Jazz&Blues Clássico, e da estética vintage em suas performances ao vivo, evocando a atmosfera das atrizes de Hollywood e Pin Ups da era de ouro do cinema.

Happy Feet Big Band – A banda mineira Happy Feet Jazz Band foi formada em 2008 e tem no jazz das décadas de 30 e 40 sua inspiração. Vem se apresentando nos principais palcos e festivais do país. Desde 2012, conta com uma formação de big band, com 13 músicos.

Steve Pistorius Quartet – O pianista de jazz de Nova Orleans, Steve Pistorius, é considerado um dos melhores deste estilo no mundo. Ele virá ao I Love Jazz com o seu quarteto “Steve’s Southern Syncopators”, que conta com o veterano clarinetista Orange Kellin, o trompetista Duke Heitger e o baterista Benny Amón.

Serviço
I Love Jazz
23 e 24 de setembro – A partir das 15h
Praça do Papa – Entrada Gratuita

Deixar uma Resposta