Viagem-com-filhos-menores-divulgacao

Vai viajar com os filhos menores de idade? Vai deixar seus filhos viajarem com parentes ou amigos? Prestem atenção nestas 8 dicas para viajar com os filhos menores sem transtornos.

VIAGENS NACIONAIS

1- COM OS 2 PAIS: crianças e adolescentes devem portar documentos de identificação originais, preferencialmente com foto, para comprovar o parentesco com seus pais.

2- COM UM DOS PAIS: não é necessário a autorização por escrito do outro cônjuge, mas é indispensável a documentação de identificação da criança e/ou adolescente.

3- COM PARENTE OU TUTOR: as crianças que forem viajar com seus tutores, irmãos, tios, avós, bisavós e irmãos maiores de 18 anos, devem portar documentos que comprovem o parentesco e a documentação original de tutela oficial, quando for o caso.

4- SOZINHOS OU COM PESSOAS SEM PARENTESCO: caso a criança tenha menos de 12 anos, deve ter uma autorização por escrito assinado pelos seus pais, com as firmas reconhecidas em cartório. De 12 a 18 anos não completos podem viajar sozinho sem qualquer autorização.

VIAGENS INTERNACIONAIS

5- COM OS 2 PAIS: crianças e adolescentes devem portar o passaporte (ou carteira de identidade caso seja para países da América do Sul) e um documento, preferencialmente com foto que comprove o parentesco com seus pais.

6- COM UM DOS PAIS: deverá ter autorização do outro pai com firma reconhecida em cartório. Mesmo que um dos pais viaje de outra forma para o mesmo destino, deve-se ter esta autorização. Caso um dos pais não possa emitir tal documentação, pode-se pedir autorização junto ao Juizado Da Infância e da Juventude.

7- COM PARENTES, SOZINHO OU COM TERCEIROS: sendo menor de 18 anos, deve-se ter em mãos uma autorização dos pais com firmas reconhecidas. Caso os pais não possam emitir tal documentação, pode-se pedir autorização junto ao Juizado Da Infância e da Juventude.

Não se esqueçam de conferir estas documentações com antecedência, e também na hora de sair para viajar. Tenham sempre em mãos os documentos pessoais como carteira de identidade, certidão de nascimento e/ou passaporte.

8- Se forem hospedar em algum hotel, lembrem-se que é proibida a hospedagem de menores de 18 anos sozinhos. Com os pais, o documento de identificação comprovando a filiação é o suficiente. Em caso de terceiros deve-se ter a autorização firmada em cartório. Para viagens internacionais verifique as regras de cada país.

Para facilitar, aqui está o formulário para viagens internacionais.

Boa Viagem!

Deixar uma Resposta